![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEievZKsRbDJqXH-LnmuW0MB5kq8ycGj-esKnPHCPYQyiY09CdoagIvdm5dfOz3sb6YMyLWDhvOq_fa12XTvQpI8vg3DKY4QmSG1aZGHFBpGZIyvXr58cQHCWhY60h1rgxMuwhwqIt453-0_/s200/Sem+t%C3%ADtulo.jpg)
O cancro da próstata é uma doença em que as células da próstata se tornam anormais e começam a crescer de forma descontrolada, formando tumores. Neste tipo de cancro o crescimento das células malignas é estimulado pelas hormonas masculinas, nomeadamente a testosterona.
Factores de risco
- Idade: esta doença é rara em homens com menos de 45 anos, embora a probabilidade aumente exponencialmente com o avanço da idade. A maioria dos homens com cancro da próstata, têm mais de 65 anos.
- História familiar: o risco de um homem ter cancro da próstata, é mais elevado do que a média, se o seu pai ou irmão tiveram a doença.
- Raça: o cancro da próstata é mais comum nos homens de raça negra, do que de raça branca (caucasiana). É menos comum entre os homens Asiáticos e os Índios americanos.
- Determinadas alterações da próstata: apresentar células anómalas, chamadas neoplasia intra-epitelial da próstata ( PIN ) de grau elevado, pode aumentar o risco de cancro da próstata. Estas células da próstata apresentam um aspecto anómalo, quando observadas ao microscópio.
- Dieta: alguns estudos sugerem que homens que fazem uma dieta rica em gordura animal, ou em carne, podem ter risco aumentado de ter cancro da próstata. Do mesmo modo, homens que façam uma dieta rica em frutos e vegetais podem apresentar um risco mais baixo.
- Hormonas: homens com níveis elevados de testosterona em plasma apresentam um risco elevado de desenvolver este tipo de cancro.
Muitos homens com factores de risco conhecidos, não sofrem de cancro da próstata. Por outro lado, muitos dos que sofrem desta doença, não apresentam qualquer destes factores de risco (para além de terem mais de 65 anos).
Sintomas
- Fluxo de urina débil ou que se interrompe.
- Micção frequente (sobretudo durante a noite).
- Dificuldade para iniciar a micção.
- Incapacidade para urinar.
- Dor ou sensação de queimadura ao urinar.
- Presença de sangue na urina ou no sémen.
- Dor persistente na parte baixa das costas, nas ancas e nas coxas (dor óssea).
- Dificuldade em ter uma erecção.
Sem comentários:
Enviar um comentário